domingo, 14 de junho de 2009


AMANHÃ. AQUI. NESSE MESMO LUGAR

Sérgio Puccini


Primeiro livro publicado pelo autor, reúne 38 histórias breves que por vezes esbarram na poesia. Prosas rápidas que retratam situações do cotidiano, às vezes absurdas, vividas por personagens anônimos que transitam, entre a dor e o desejo, por madrugadas frias, apartamentos fechados, hospitais, lanchonetes e padarias de esquina.


“É de situações corriqueiras, quase prosaicas, que o escritor extrai a matéria-prima de seus contos. E a linguagem enxuta com que dá forma aos relatos serve para tensionar ao limite os embates que focaliza. Como um correspondente de guerra que mandasse, em linguagem telegráfica, notícias do front sentimental. Puro osso.”

(Marçal Aquino, trecho texto de orelha)


R$ 27,90

Brochura

92 páginas; 14 x 21cm

Publicação: julho 2008

Edição do Autor

ISBN 978-85-908220-1-1

Contato: javalipro@yahoo.com.br


excertos




“Tudo por causa de um anel de brilhante...”, a prima disse.

Um anel de brilhante... Isso me fez olhar para as mãos dela. Não vi nenhum anel mas dei pela falta de um dos dedos. Ela percebeu. Tentou esconder a mão mas acabou derrubando um copo. Tentei ajudá-la com os cacos mas ela segurou forte a minha mão e me disse:

“Por favor, não!”

(trecho A escandalosa Esther Williams)


Bolo na cara mas ele desvia. Ela grita “vagabundo” mas ele não se sente ofendido. Na garagem, ela tenta amassar o carro com um vaso mas o vaso se quebra cortando sua mão. Ela limpa o sangue no vestido e continua a agressão, dessa vez com a vassoura. O cabo se parte. Ele suporta a dor porque entre tantas dores não seria aquela a pior.

(trecho Vagabundo)


Como sempre, ela é a primeira a tomar a frente. Pula da cama catando as roupas pelo chão. Ele ainda pensa na conversa da noite anterior. Mais uma vez sente o nó no estômago. Ela abre a janela e confere o tempo enquanto ele ainda busca suas roupas. Ela olha para o relógio fazendo o comentário de sempre, “rápido, antes que a vida acabe...”, enquanto ele ainda sofre tentando encaixar as peças.

(trecho A história da escada rolante)


Chamou pela mulher. Sabia que estava lá. Gritou seu nome. Nenhum sinal. Recuou. Olhou em volta da casa. Janelas fechadas com tranca forte. Lembrou das grades contra ladrão. Do cachorro que morreu engasgado com osso. Controlou a tremedeira. Não sabia se de raiva ou de frio. Encostou as costas no pilar da varanda. Tentou relaxar. De todos os lugares do mundo aquele era sua pior escolha.

(trecho O forte e o fraco)


Nenhum comentário:

Postar um comentário